Prof. Rodica Weitzman publica artigo no livro “Caderneta Agroecológica: o saber e o fazer das mulheres do campo, das florestas e das águas.” (Organização: Rody, T.; Telles, L.)
- Núcleo GERU

- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
(e) WEITZMAN, R.; PACHECO, M.E.; SCHOTTZ, V. “Mulheres construindo a Agroecologia: Caminhos para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” no livro “Caderneta Agroecológica: o saber e o fazer das mulheres do campo, das florestas e das águas.” (Organização: Rody, T.; Telles, L.). Viçosa, MG: Editora Asa Pequena, 2021. ISBN: 978-65-995599-6-9.
TÍTULO:
Mulheres construindo a Agroecologia: Caminhos para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
RESUMO:
Este artigo faz parte de um conjunto de textos – resultados de reflexões feitas por pesquisadoras articuladas ao GT de Mulheres da ANA – Articulação Nacional de Agroecologia – sobre a economia das mulheres, a epistemologia e a ATER feministas e geradas por uma pesquisa cidadã no contexto de dois Projetos que foram executados no âmbito nacional. Contou com diferentes apoios em dois momentos específicos. O primeiro projeto se chama “Os Quintais das Mulheres e a Cader- neta Agroecológica na Zona da Mata de Minas Gerais e nas Regiões Sudeste, Sul, Amazônia e Nordeste: sistematização da produção das mulheres rurais e um olhar para os quintais produtivos do Brasil”, que, em parceria com o Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (GT Mulheres da ANA), articulou as ações da Diretoria de Políticas para Mulhe-res Rurais e Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, posteriormente, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O segundo Projeto se chama “Sistematização da Produção nos Quintais das Mulheres através da Caderneta Agroecológica”, e foi realizado em articulação com as ações da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, entre maio de 2019 a janeiro de 2020. Este livro envolve as análises dos dados coletados neste processo de pesquisa participante em todas as regiões do país entre 2016 and 2020, que foi a primeira pesquisa que sistematizou as informações oriundas das Cadernetas agroecológicas - um instrumento político pedagógico que traz junto consigo uma metodologia criada por mulheres e para mulheres -, bem como fazer o planejamento, o monitoramento, a avaliação da metodologia e a análise de resultados.

Comentários