Ousadas e teimosas: A experiência das Cadernetas Agroecológicas e os novos desafios para a Assistência Técnica e Extensão Rural na Bahia, Brasil.
- Núcleo GERU

- 9 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
da Silva, José Claudivam; Santos Pereira, Jônatan David; Macedo Teles de Pontes, Nicole Louise. (2023). “Não sou, nem curto afeminados”: violação de direitos, masculinidades e afeminofobia na construção identitária dos gays afeminados em aplicativos de relacionamento. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 249–274.
AUTOR
José Claudivam da Silva
TIPO DE PUBLICAÇÃO
Artigo.
TÍTULO
Ousadas e teimosas: A experiência das Cadernetas Agroecológicas e os novos desafios para a Assistência Técnica e Extensão Rural na Bahia, Brasil.
RESUMO
A construção de experiências em que as mulheres rurais sejam as protagonistas, compreendem processos conflituosos, uma vez que a cultura patriarcal nega a elas esse lugar e reitera práticas violentas de invisibilidade e desvalorização das suas vivências. O acesso às políticas públicas que possibilitem compreender e fortalecer as mulheres rurais como sujeito político, promove outras dinâmicas da vida social. Assim, este trabalho apresenta a análise do uso das cadernetas agroecológicas (CAs), como uma inovação nas ações de assessoria técnica do Projeto Pró-Semiárido (PSA/BA). A CA é uma ferramenta que possibilita qualificar a ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o que exige das organizações uma nova cultura institucional e transformações na vida das mulheres rurais. Seu uso possibilita a construção de um processo de fortalecimento da autonomia e reflexão sobre a importância do trabalho produtivo e reprodutivo e contribui para romper com desigualdades que marcam suas vidas e reduz seu trabalho como mera ajuda.

Comentários