Narrar a dor: participação social e violência obstétrica em um projeto de extensão no Ensino Médio (Porto Seguro, Bahia)
- Núcleo GERU

- 10 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
CARNEIRO A., DUARTE, C. C., & SILVA, M. O. (2021). Narrar a dor: Participação social e violência obstétrica em um projeto de extensão no Ensino Médio (Porto Seguro, Bahia). NOVOS DEBATES, 7(1).
AUTORAS (ES)
Ana Carneiro Cerqueira
Caroline Castanho Duarte
Milena Oliveira Silva
TIPO DE PUBLICAÇÃO
Artigo.
TÍTULO
Narrar a dor: participação social e violência obstétrica em um projeto de extensão no Ensino Médio (Porto Seguro, Bahia)
RESUMO
Como abordar a ‘violência obstétrica’ em uma escola pública no mesmo momento em que o Ministério da Saúde despacha sobre a inadequação do termo? Exploraremos este problema de fundo a partir da descrição de um projeto de extensão realizado em uma escola estadual em um distrito de Porto Seguro (BA), envolvendo a Universidade Federal do Sul da Bahia e o Coletivo Parto Seguro: pelo fim da violência obstétrica. Por fim, as conversas entre a antropóloga coordenadora do projeto, as ativistas do Coletivo e jovens estudantes da rede de ensino estadual levam-nos a apontar brevemente para um possível caminho de abordagem da violência obstétrica no debate público.

Comentários